Angela Maria Barreira, terapeuta ocupacional |
Hoje, 13 de outubro, é o Dia do Terapeuta Ocupacional. Você já deve ter ouvido falar sobre terapia ocupacional, mas
sabe exatamente o que um terapeuta ocupacional faz? Sabe qual a importância do
trabalho desse profissional especialmente no caso das crianças?
Pensando nisso, convidamos Maria Angela Barreira, para
esclarecer as principais questões sobre o tema. As informações ficam como um
aleta também, para estarmos sempre de olho no desenvolvimento das nossas
crianças.
- O que é,
resumidamente, o trabalho do Terapeuta Ocupacional?
Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade
humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades
físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência
do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer.
- E no caso
específico das crianças, qual a importância do trabalho do Terapeuta Ocupacional?
Em quais casos esse profissional é indicado?
Na infância atuamos principalmente na prevenção de atrasos
do desenvolvimento neuropsicomotor. Fazemos orientação aos familiares no que
diz respeito ao desenvolvimento da criança e sobre como cuidar da criança.
Quais as melhores posturas para dormir, para prevenir cólicas. Indicamos os
brinquedos adequados à idade da criança. Não é preciso muitos brinquedos e sim
bons brinquedos e adequados à idade.
- Que sinais são
indicativos de que a criança precisa de acompanhamento de um T.O? (a partir de
que momento os pais devem procurar o profissional)
O TO é indicado quando a criança apresenta atraso no
desenvolvimento. Não precisa esperar um diagnóstico médico. Pode vir para um
acompanhamento preventivo. Onde orientamos as posições que facilitam o
desenvolvimento da criança. E também diminuem dores nas costas, por exemplo, na
mãe. A criança muitas vezes é resistente a engatinhar, e essa postura é
fundamental para o desenvolvimento e equilíbrio. Então é necessário trabalhar
com essa criança.
A criança muito isolada. Que não faz contato visual. Não
aceita barulho. Não interage com outras crianças. Criança que tem dificuldade
para usar as duas mãos. Criança que tem dificuldade para usar uma das mãos
isoladamente. Ou um dos pés. Criança que precisa ser chamada muitas vezes, que
parece não ouvir quando é chamada. Estes são alguns sinais de alerta.