Dia do Terapeuta Ocupacional: qual a importância deste profissional na vida da criança?

Angela Maria Barreira, terapeuta ocupacional


Hoje, 13 de outubro, é o Dia do Terapeuta Ocupacional. Você já deve ter ouvido falar sobre terapia ocupacional, mas sabe exatamente o que um terapeuta ocupacional faz? Sabe qual a importância do trabalho desse profissional especialmente no caso das crianças?
Pensando nisso, convidamos Maria Angela Barreira, para esclarecer as principais questões sobre o tema. As informações ficam como um aleta também, para estarmos sempre de olho no desenvolvimento das nossas crianças.

- O que é, resumidamente, o trabalho do Terapeuta Ocupacional?

Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer.

- E no caso específico das crianças, qual a importância do trabalho do Terapeuta Ocupacional? Em quais casos esse profissional é indicado?

Na infância atuamos principalmente na prevenção de atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor. Fazemos orientação aos familiares no que diz respeito ao desenvolvimento da criança e sobre como cuidar da criança. Quais as melhores posturas para dormir, para prevenir cólicas. Indicamos os brinquedos adequados à idade da criança. Não é preciso muitos brinquedos e sim bons brinquedos e adequados à idade.

- Que sinais são indicativos de que a criança precisa de acompanhamento de um T.O? (a partir de que momento os pais devem procurar o profissional)

O TO é indicado quando a criança apresenta atraso no desenvolvimento. Não precisa esperar um diagnóstico médico. Pode vir para um acompanhamento preventivo. Onde orientamos as posições que facilitam o desenvolvimento da criança. E também diminuem dores nas costas, por exemplo, na mãe. A criança muitas vezes é resistente a engatinhar, e essa postura é fundamental para o desenvolvimento e equilíbrio. Então é necessário trabalhar com essa criança.

A criança muito isolada. Que não faz contato visual. Não aceita barulho. Não interage com outras crianças. Criança que tem dificuldade para usar as duas mãos. Criança que tem dificuldade para usar uma das mãos isoladamente. Ou um dos pés. Criança que precisa ser chamada muitas vezes, que parece não ouvir quando é chamada. Estes são alguns sinais de alerta.