Missão avó: entrevista com Renata Boaretto




Na deliciosa entrevista de hoje, Renata Fernanda Boaretto – que é mãe da Marília e da Letícia – conta como descobriu que seria vovó e dá detalhes da sua relação com o neto, Bento Boaretto Scarpari Gianotto (filho da Marília)!

- Como e quando teve a notícia de que seria avó pela primeira vez? Como se sentiu na ocasião?
Fiquei sabendo que a Marília estava grávida quando eu estava em Lisboa com meu marido.

Não sei se vou conseguir falar sem chorar... Ela me chamou pelo FaceTime e falou assim: mãe, você tem que ser a primeira a saber... Vocês vão ser avós!

Você pode imaginar minha alegria, pois tentei falar aqui e choro toda vez, por isso estou escrevendo!

- Para você, o que é ser avó? Dizem que avó é “mãe com açúcar”. Você concorda? Ser avó é ainda melhor do que ser mãe, “mais leve” e sem tantas responsabilidades?



Pra mim, ser mãe é a melhor coisa do mundo. Eu sou apaixonada pelas minhas filhas, amo ser mãe... Acho que ser mãe é muito melhor, porque você domina, está ali sempre com os filhos...

Com o neto não tenho esse domínio... Não posso ficar com ele a hora que eu quero, e eu quero ficar sempre!

Mas, realmente sinto essa leveza... Pois com o Bento não tenho tanta responsabilidade em educar e cobrar.

Eu já falei inclusive para minha filha e meu genro: eu não vou educar como eduquei minhas filhas... 
Vou educar bem levemente... Não quero essa cobrança da educação pra mim. Então isso é muito bom também!

- Quais são, em sua opinião, as responsabilidades de ser avó?



Acredito que seja passar nossos princípios... Assim como passei para minhas filhas... O que é religião, que tem que ter Deus, que tem que respeitar pai e mãe, respeitar todas as pessoas (desde a empregada até “o rei não sei de onde”), tratar todo mundo igual...

É isso que quero passar pro meu neto, todos os valores que passei para minhas filhas. Que a pessoa tem que respeitar todo mundo, tem que ser humilde, falar “por favor” e “obrigada” etc.

Mas ficar educando, chamando atenção toda hora... Isso eu não quero!

Eu quero que meu neto venha aqui e só pense que a gente vai brincar! E quando ele for adolescente, a gente também vai conversar... Mas quem vai cobrar é o pai e a mãe!

- Em sua opinião, qual é a importância de manter a família sempre unida e quais costumes/hábitos em sua família levam a isso? (Vocês realizam almoços em família? Se reúnem em datas especiais? Viajam juntos? etc.)


Manter a família sempre unida, para mim, é a base de tudo. Eu procuro sempre fazer almoço pelo menos uma vez por semana em casa...

Se não é almoço de domingo, porque minhas duas filhas não moram aqui em Piracicaba, a gente faz jantar de sexta ou de sábado... Ou eu vou com a Marília para Campinas almoçar na casa da Letícia... Mas, uma vez por semana é regra ficarmos juntas, aqui em casa ou em qualquer lugar!

No Natal é obrigado ficar todo mundo junto... Eu não viajo, nem elas... Dia das Mães também! Sempre que posso faço essa questão de estarmos todos juntos. E, aniversários sempre tem um bolinho, uma comemoração... É a coisa mais importante do mundo, a família unida!

- Você faz alguma coisa que você sabe que sua filha não gostaria que você fizesse, mas você faz simples porque é avó? (Já deu ou fez alguma coisa escondido para agradar seu neto sem que sua filha soubesse?)

Eu ainda não faço nada escondido dela porque ele é um bebê, fez 11 meses... Então ainda não desobedeço muito ela.

Mas com certeza absoluta vou fazer muita coisa escondida dela... Como sei que minha mãe fazia com ela! Dar coisas que a mãe não dá... É a graça de ser avó!

Casa da vó é pra ter doce escondido, pra poder nadar a hora que quiser etc.!

Desde que não prejudique a saúde ou a educação dele, quero fazer algumas coisas escondidas dela, sim!



- O que você faz para o seu neto hoje que quando era mãe você não fazia para seus filhos?

Apesar de ele só ter 11 meses, eu brinco muito mais com ele, do que eu brincava com elas. Porque eu tive as meninas muito novas... Com 24 anos tive a Marília e, com 26, já tinha as duas.

E, como eu não trabalhava, ficava o dia inteiro com elas, mesmo com a ajuda da minha mãe... Então eu não tinha muita paciência pra ficar brincando, no chão... Eu queria descansar no pouco tempo que eu tinha em que eu estava na minha mãe.

E com o Bento, não... Como não fico todos os dias com ele, quando ele está aqui, corro atrás dele, engatinho... Tanto que meus joelhos estão roxos por causa disso! Eu sento pra fazer joguinho, ponho no meu cangote e ando de cavalinho pela casa inteira...

Enfim, tenho muito mais qualidade de presença do que tinha com as meninas!

Com elas, brincava um pouquinho e já estava cansada... Não tinha babá, fazia tudo para elas, eu vivia em função delas... O que, é claro, não me arrependo!  Mas não tinha essa qualidade de tempo, de brincadeira que tenho com ele!

Quando estou com ele, quero curtir todos os momentos!