A Importância do braile para a educação inclusiva

Foto: Avistar

Ontem, dia 8 de abril, foi comemorado o Dia Nacional do Braile. A data é, na verdade, uma homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro, que estudou o método braile em Paris e, quando voltou, passou a ensiná-lo no Brasil. 

Falar no método braile é, sobretudo, falar em uma educação inclusiva. A psicopedagoga Mariana Simionato, da Ong Avistar Piracicaba, destaca que o braile é uma importante ferramenta para o uso da leitura e escrita para a pessoa com deficiência visual, trazendo, assim, autonomia e integração para seu desenvolvimento, aprendizado e no cotidiano. 

Baseado em 64 símbolos em relevo – resultantes da combinação de até 6 pontos dispostos em 2 colunas de 3 pontos cada – o sistema Braille possibilita a leitura e escrita de letras, números, simbologias e sinais de pontuação. E é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. 

Assim como um livro, um papel e uma caneta não perderão seu valor, o sistema braile continua sendo essencial nesta era digital. “O braile, para o deficiente visual, substitui o papel e a caneta, é uma adaptação da escrita e leitura... Na era digital, não é diferente, pois os computadores e celulares também se adaptaram criando softwares e aplicativos com acessibilidade, como comando de voz e também áudio descrição”, destaca Mariana. 

Dessa forma, apesar dos muitos avanços tecnológicos – também importantes para uma educação mais inclusiva –, o braile continua sendo essencial, com seu poder intacto de possibilitar maior integração e autonomia para as pessoas com deficiência visual. 

O Braile na Avistar 


A Avistar trabalha com atendimentos individualizados ou em grupos trazendo autonomia para pessoas com deficiência visual. Promove: 

- Atendimento social 

- Pedagogia: 

Intervenção precoce com crianças de 0 a 6 anos de idade
Apoio pedagógico infantil e juvenil com crianças de 6 a 18 anos
Apoio pedagógicos adultos, sendo trabalhado recursos ópticos e não ópticos para baixa visão e cegueira como braile. 

- Orientação e Mobilidade: 
Atividades motoras infantil, juvenil e adultos 

- Atendimento psicossocial para crianças, adolescentes e adultos 

- Artesanatos variados 

- Informática 

“Dentro da instituição Avistar, encontra-se acessibilidade em braile, por meio de placas em todas as portas e elevador com a escrita. Temos ainda impressora e várias máquinas para escrita do Braille. Além de uma biblioteca com livros em braile, para leitura infantojuvenil e adultos. E na vida cotidiana dos alunos temos receitas culinárias, caixa de remédios, caixas de produtos de beleza etc.”, destaca Mariana. 

A psicopedagoga ressalta que existem duas datas comemorativas para o braile. Dia 4 de janeiro é o Dia Mundial do Braille, referente ao nascimento do criador do sistema, Louis Braille. E o Dia Nacional do Braille, comemorado em 8 de abril, em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro. 

A Ong Avistar Piracicaba fica na Av. Antonia Pazinato Sturion, 830 - Parque Santa Cecilia. O telefone é (19) 3433-4525.