Medo X Coragem


Alessandra Netti*




Que coragem é essa q insiste em me provocar?! 

Essa coragem que veio devagarinho me invadindo e me enchendo de paúra. 

Ela foi chegando desde muito cedo com cara de medo de tudo. 

Menina medrosa com carinha de invocada e nariz empinado, mas coração acelerado e assustado. 

Medo do bicho papão debaixo da cama, do escuro no corredor, da professora. 

Medo de perder quem se ama e de descobrirem que não comi tudo do prato. 

Os medos cresceram junto comigo e me fizeram ter medo da adolescência e de todas as mudanças que estavam acontecendo. 

Depois virou medo de virar gente grande e ter todas as responsabilidades para enfrentar. 

E aí vieram os filhos e a primeira vez que vi minha filha dormindo achei que nunca mais conseguiria dormir e meu maior medo nasceu! 

Nossos filhos nos enchem de medos, mas junto com eles nasce a coragem de enfrentar tudo por eles. 

O medo me fez coragem e tenho aprendido a driblar essas duas instâncias todos os dias da minha vida. 

A coragem nasce a partir do medo. E assim tenho feito, aceitando essa ordem dos fatos da vida. 

Que os nossos medos sejam bem-vindos para que, como a lagarta para a borboleta, o medo se transforme em CORAGEM!!

*Alessandra Netti é psicóloga e neuropsicóloga