Dia da Escola: o que ela significa para você?


15/03. Dia da Escola. Para celebrar esta data, podíamos escrever um artigo simples ou complexo falando da importância da escola na vida das crianças e no quanto ela influencia na formação de cada ser humano e, consequentemente, contribui para um mundo melhor. 

Porém, o conteúdo poderia soar banal... Pensamos, então, em ouvir a opinião daqueles que são a essência deste blog: crianças e adolescentes! Afinal, o que significa a escola para cada um deles?

Confira esses depoimentos lindos e cheios de sinceridade, como deve ser!



“Escola, para mim, é um lugar onde eu posso conhecer novas pessoas e aprender novas coisas. Eu sei que muitas pessoas falam que ‘não gostam’ da escola, mas eu, mesmo se eu falar que não gosto, gosto bastante. 
Para mim, escola é uma enorme parte da minha vida (já que eu fico nela cinco horas durante cinco dias da semana) e eu sempre me sinto completo ou feliz quando eu tiro uma nota boa, quando eu entendo o que o/a professor/a quer dizer e até quando eu tenho uma conversa com aquela pessoazinha especial. 

Escola, para mim, é algo que todos deveriam presenciar e ter uma chance de ver do que se trata, pois (PARA MIM), é fundamental para a criança/adolescente”
. (Mandú Jacob Padovezi, 14 anos) 

_____________________________________________________




“Todos que falam sobre a escola já reclamam, mas tudo bem. Temos muito trabalhos, provas semanais, mensais, trimestrais, tarefas... 

TODAS as escolas têm professores chatos, que dão muitos sermões e tudo mais, tem os professores legais, tem os professores que aceitam tudo e todos os outros tipos. 

Mas o que eles querem mesmo é nos ensinar o que precisam e querem nos ver crescendo na vida. 


Tem muitas vezes que os antigos alunos do colégio que estudo vão visitar os professores e eles ficam muito felizes com o avanço dos alunos. 



Então, a escola significa pra mim, muitos deveres, dormir mais tarde que o normal por provas pesadas, deixar de ver séries para ficar fazendo tarefas... Mas sei que isso vai me ajudar e que eles querem nosso bem e nos ver em boas faculdades e um futuro melhor”. (Rafaela Netti Silva Domingues - 14 anos) 


__________________________________________________


“A escola é legal porque aqui aprendemos, corremos, tem brinquedão e a pro é muito legal”. (Luana, 4 anos) 


_________________________________________________


"Ir à escola é dever de todas as crianças e adolescentes, alguns gostam, outros não. No meu ponto de vista, a escola pode ser dividida em legal e chata. 
Legal: podemos sempre estar com nossos amigos, além de conhecer várias pessoas novas e aprender sobre várias coisas. 

Chata: sempre tem alguns professores que nem todos os alunos irão gostar, vários deveres para fazer em casa, além de ser muito conteúdo. 

Mas é no colégio que desenvolvemos o nosso caráter. Também é no colégio que aprendemos coisas que não se aprende em casa, mas, acima de tudo, é no colégio que há professores que se importam com o nosso futuro. Então, vale a pena passar por: muitas provas, trabalhos, virar noites fazendo a tarefa, porque é na escola que se aprende a ser quem nós somos." (Hádassa Betoni, 14 anos) 


_____________________________________________________

“A escola é onde a gente aprende as letras e os números para quando a gente for grande ser muito inteligente e ganhar dinheiro”. (Pedro, 5 anos) 


_____________________________________________________


“Eu gosto de ir para a escola porque lá tenho amigos muito legais. Quero ser amiga delas para sempre. Lá aprendo bastante também. O que é mais legal lá na minha escola é na hora do recreio, quando de quinta-feira vamos para o parque. Gosto dos professores e dos padres, principalmente do Padre Rafael, da professora Érica, professora Dani e professora Alessandra.” (Luisa Michelan, 6 anos) 

_____________________________________________________



“Não vou dizer que amo a escola, não seria totalmente uma verdade. Acordar cedo para passar mais de 5 horas dentro de uma sala não é empolgante. Como sempre, há professores de quem não gostamos muito, matérias das quais a gente fica até com sono e nem sempre todo mundo da sala é seu amigo. 

Mas apesar de tudo isso, tenho amizades que fiz no colégio onde estudo que já duram 12 anos! Além deles, todo ano entram pessoas novas; esse ano fiz uma amizade incrível, em pouco mais de 1 mês nós já somos quase grudadas! São aqueles amigos que na hora em que o/a professor/a avisa que vai ter trabalho em grupo, você olha pra eles, eles olham pra você e ali a gente se entende e se empenha pra tirar nota máxima no tal trabalho! Eu me sinto honrada em estudar há 12 anos em uma escola que valoriza a cultura, e não só a inteligência ou capacidade esportiva. Através de movimentos que a escola faz, alunos de diferentes faixas etárias têm a oportunidade de se conhecer e trabalhar juntos. Valorizar a amizade é um conceito principal! 

Tenho meus professores favoritos, são os que, pra mim, explicam melhor, eu entendo com mais facilidade. Mesmo assim, todos eles querem ver seus alunos obterem sucesso. Às vezes eu me sinto sobrecarregada com a quantidade de trabalhos e lições de casa, mas nas provas a gente vê o resultado que eles trazem, uma preocupação que os professores têm em fazer a gente ir bem em tudo! 


Às vezes nós ficamos cansados nas aulas? Sim! Tem matérias que a gente não gosta? Tem também! Às vezes alguns alunos quebram alguma regra da escola? Com certeza, é natural, principalmente na adolescência. Mas a escola é essencial na nossa formação básica e construção do começo da nossa vida, fiz amigos que vou levar pra vida inteira! E enquanto somos menores, um ajuda o outro nas matérias que temos dificuldades, sabendo que lá na frente, quando a gente se formar, nós vamos ter amigos e lembranças pra vida toda, e agradecimentos diversos aos docentes que nos ajudaram a chegar até lá”. (Deborah Gris, 14 anos)


_____________________________________________________




“A escola é uma chatice, porque não vou sempre no parque, demora muito pra ir. Mas gosto da minha professora e dos meus amigos.” (Lucas Michelan, 4 anos) 


_____________________________________________________



“Pode parecer muito óbvio mas escola para mim significa aprendizado. Não apenas aprendizado escrito, mas sim, aprendizado do dia a dia, do convívio. Escola é o lugar onde vamos desde de pequenos e temos as nossas primeiras experiências. Escola vai além de geografia, matemática, português... Escola nos ensina regras básicas de convívio que seguimos em nossa casa mas que se acentuam naquele ambiente. Escola é o lugar onde temos que colocar em prática o que nos é ensinado em casa, e temos que aprender na marra se nunca tinham ensinado aquilo antes para nós. Escola é respeito. Respeito com as diferenças. Respeito com a autoridade do outro. Respeito com a individualidade do outro. Respeito com o que é do outro. 

Às vezes as pessoas acham que a escola tem que nos proteger do mundo, mas na verdade tem que nos mostrar a como lidar com ele. Escola é uma representação da sociedade que está a nossa espera. Escola nos ensina a como lidar com ela. Escola ensina responsabilidade com o que é seu, com o que você tem que fazer e que se você não fizer, ninguém fará por você. Escola é onde formamos amigos e laços, que muitas vezes levamos para o resto da nossa vida. Escola é um lugar que certamente me ensinou e continua a ensinar muito mais além do que apenas contas matemáticas.” (Ana Beatriz Salles, 13 anos) 


____________________________________________________


“Escola para mim é um local de aprendizagem. Onde, além de nos preparar, ensinar o conteúdo e nos ensinar a ser pessoas melhores na faculdade e na vida, ainda nos proporciona amizades que podemos levar para a vida toda. A escola é importantíssima na vida de qualquer um! 

Algumas pessoas, quando vão à escola, usam a sala de aula como local de diversão, entretenimento. É claro que na escola não deve haver somente o dever de estudar e prestar atenção nas aulas, mas também a diversão, que deve ser feita nos intervalos entre aulas ou até mesmo no lanche (todas as escolas tem um horário para o lanche). 

Desse modo, acredito que a escola esteja muito ligada à educação que cada família dá aos seus filhos, netos, sobrinhos, etc. É um complemento”. (Luiza Lino, 13 anos) 


_____________________________________________________


“A escola sempre foi uma parte vital na minha vida, porque é lá que eu me descobria a cada dia. Eu sempre fui a aluna que detesta falar, que ama ajudar os professores e que adora estar presente na vida dos colegas em todas e quaisquer ocasiões. Pode-se resumir como a mão para toda obra. 

Em todas as escolas por qual passei sempre foi um prazer ir à aula e estar naqueles ambientes, isso porque eu não ia à escola com um único objetivo, estudar e/ou fazer amizades, eu sempre fui à escola preparada para aprender que aquilo e todas as suas diversidades fascinantes me abririam portas ao conhecimento que eu sempre almejei. 

A escola é o meu porto seguro, pois lá eu sei que encontrarei pessoas que estarão lutando com monstros iguais aos meus e que estarão fazendo de um nada um tudo, grande e absurdo. É lá que eu vejo as pessoas que mais me influenciam pra ser quem eu sou e é lá também que todo o conhecimento que eu vou adquirindo vai me lapidando para me transformar em alguém no futuro. 

Altos e baixos são constantes neste ambiente, mas qual seria a graça de ir à escola sem uma montanha-russa de emoções?”. (Clarissa Lima Brandi, 14 anos) 


_____________________________________________________


“Escola é estudar, estudar, estudar... E um pouquinho brincar!” (Luís Miguel Martins, 6 anos) 


_____________________________________________________


“A escola é chata. Mas eu gosto da hora do lanche com os amigos!” (Laís Rodrigues Nappi, 6 anos)


_____________________________________________________


“Escola é uma coisa muito legal que tem na nossa cidade, é branca e as crianças fazem xixi. Acho a escola maravilhosa e bonita, tem festinha e pode dormir na escola, brincar no parque e comer lanchinho!” (Rebeca Nascimento Cadorin, 4 anos)

_____________________________________________________


“A escola é para brincar, obedecer, jogar e ler livro! Acho a escola legal, me alegra, me faz aprender a correr, a brincar com os amigos e cantar!” (Lorenzo Severino Rosario, 4 anos)

E para os seus filhos, o que a escola significa? Aproveita e pergunta para ele hoje mesmo e compartilha conosco!