10 dicas simples para não perder a autoestima no período pós-parto



Após todas as mudanças promovidas pela gravidez e já com a correria com os cuidados com o bebê recém-nascido, muitas mulheres, infelizmente, sentem-se incomodadas com sua aparência: o cabelo e a pele mudaram, os seios estão inchados, o peso ainda não voltou ao normal... 

Embora algumas mães “tirem tudo isso de letra”, grande parte das mulheres sente sua autoestima abalada nesta fase pós-parto; mas o essencial é se concentrar no fato de que todas as mudanças são naturais e que o melhor é encarar esta fase com tranquilidade.

Na teoria é fácil e, na prática, nem tanto; mas acredito que algumas dicas simples podem, sim, fazer a diferença, deixando a mulher mais confiante e bonita no período pós-parto... As quais compartilho com vocês abaixo:

1 – Aproveite para descansar enquanto o bebê dorme; afinal, o tempo é precioso quando se tem um recém-nascido. Tente se desligar das outras tarefas e aproveite para dormir, ler um livro, ver um filme ou fazer qualquer outra atividade que a deixe relaxada.

2 – Peça ajuda e permita-se ser ajudada: além envolver seu parceiro nos cuidados diários com o bebê (dar banho, trocar fralda, colocar para dormir etc.), não hesite em pedir ajuda às pessoas mais próximas sempre que julgar necessário. É preciso reconhecer que é impossível dar conta de tudo sozinha!

3 – Alimente-se bem: apesar da correria, não deixe de lado sua alimentação balanceada, além disso, hidrate-se bastante. Isso ajudará em vários aspectos: na produção de leite materno, na perda de peso mais rápida, na beleza da pele, na disposição do dia a dia etc.

4 – Tire um tempo para você: reserve algumas horas na semana para fazer compras, encontrar as amigas, caminhar ou qualquer outra coisa que te dê prazer. 

5 – Não fuja do espelho: muito pelo contrário! As estrias, as celulites, os quilinhos a mais, a cicatriz etc. representam tudo o que você viveu e devem fazer você se lembrar do quão mágico é gerar uma nova vida!

6 – Amamente, pois, além de fortalecer o vínculo com o bebê, a amamentação proporciona rápida redução de peso. Mas, claro, não torne isso “uma neura”, respeite seus limites.

7 – Tenha paciência: lembre-se sempre que esta é apenas uma fase. Não adianta se desesperar para “perder peso rapidamente”, para “acabar com as celulites e estrias” etc. Tudo tem seu tempo...

8 – Retome as suas atividades aos poucos: saia para ir ao supermercado quando achar necessário, peça uma pizza em casa para comer com seu companheiro, receba amigos em casa, dê uma volta com o bebê na área de lazer do seu prédio, vá à academia etc. Tudo isso pode parecer simples, mas fará você se sentir “mais segura”, se lembrar de quem você realmente é (pois agora você é mãe; mas não deixou de ser a mulher que era antes de ter um filho).

9 – Retome os momentos de romance com seu parceiro: apesar de o recomendado ser o casal aguardar cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, isso não impede que vocês estejam perto, criem um clima romântico, se beijem, se abracem, jantem à luz de vela, vejam um filme “coladinhos” etc. Tudo isso pode passar despercebido, mas é muito importante para a autoestima e bem-estar da mulher e para a saúde do relacionamento de uma forma geral!

10 – Por mais que “dê vontade” de ficar o dia todo de camisola, vale a pena acordar, se vestir bem (não precisa se arrumar como se fosse para uma festa, mas usar uma roupa confortável que usaria num dia normal), passar um creme ou uma maquiagem leve no rosto... Tudo isso para se sentir bonita, para esperar o marido chegar em casa... Por mais que pareça um detalhe simples, isso aumenta a autoestima e contribui para a boa relação do casal (o parceiro percebe que não está ali “esquecido”, que você se importa em “se arrumar para ele” etc.) 

Se é fácil colocar tudo isso em prática?! Nem sempre! Mas ter consciência de que precisamos nos cuidar (não somente no sentido estético) é essencial para manter nossa autoestima alta e aproveitar o melhor da maternidade!