Como se divertir em casa com as crianças nas férias de julho

Foto: Getty Images

As férias de julho estão aí e isso significa: crianças em casa! Com certeza elas estarão com o pique todo para brincar, mas, nem sempre é possível levá-las passear ou deixar que elas brinquem fora de casa... 

A dica, então, é propor brincadeiras divertidas que possam ser feitas dentro de casa – e que também incluam os pais na diversão (já que as férias são ocasião perfeita para estarmos mais com nossos filhos)! Confira ideias simples, mas muito bacanas:


1. Cozinhar 



Que tal levar a criança para a cozinha fazer um bolo ou biscoitos? Deixe-a colocar os ingredientes, mexer a massa e por na assadeira, por exemplo. Ela vai se orgulhar quando ver o resultado do prato que ajudou a preparar.


2. Casinha


Ainda mais nos dias frios, uma brincadeira assim cai bem. Pegue travesseiros, cobertores, pratinhos e copinhos de plástico, bonecos e livros etc.. Aproveite para entrar, junto com seu filho(a) no “encantado mundo do faz de conta”. 


3. Massinha


Além de criar as formas e os personagens que as crianças inventarem, a massinha possibilita ensinar a mistura de cores. Pegue uma bolinha de massa amarela e outra azul, por exemplo, e misture as duas na frente da criança, mostrando a cor que vai aparecer. 


4. Fotos



Que tal convidar as crianças a verem fotografias antigas da família, dos avós, das viagens e, claro, delas mesmas? É um momento de recordação para filhos e pais, e muito importante para a criação da identidade da criança! 


5. Noite do pijama

Foto: 123RF


Convidar outras crianças para participar de uma noite do pijama em sua casa, com direito a um bom filme, também é uma ideia bacana!


Uma dica mais legal ainda é, se puder, comprar pijamas iguais para todos... É fato que as crianças ficam enlouquecidas de estarem todas vestidas da mesma maneira, e isso dará um toque extra de diversão à noite!


6. Vivo ou morto


Brincadeira simples mas que faz sucesso: um participante fica em pé, de frente para o grupo, podendo dar dois comandos: “vivo” – e todos têm de ficar em pé – ou “morto” – quando todos agacham. A diversão fica por conta de quem se atrapalha e sai do jogo! O único participante que sobrar será o vencedor.


7. Dançar


Dançar faz bem, exercita o corpo, ensina ritmo e amplia o repertório musical. Coloque uma música bem gostosa e saia dançando com seu(s) filho(s) no meio da sala. Se sua filha pratica aulas de balé, por exemplo, peça para ela ensinar alguns passos para você. Com certeza ela achará o máximo!


8. Recortes de revista


Separe algumas revistas velhas e deixe seu filho recortar a figura que desejar... Depois, pegue a tesoura e corte uma parte dela. Cole esse recorte em um papel branco e peça para ele completar a figura, fazendo o desenho do que falta. Isso vale para paisagens, objetos etc. 

Outra forma de brincar com revistas é separar os olhos, bocas e narizes de várias fotos para depois montar rostos bem malucos em um papel. Fica a dica!

9. Leitura

Foto: Reprodução



Escolha umas histórias legais e leia para o seu filho. Faça isso de forma divertida, por exemplo, na rede, num monte de almofadas no chão, na cama embaixo do edredom etc. Isso é muito importante para que ele já vá criando o bom hábito de se interessar pela leitura!


10. Telefone sem fio


Brincadeira tradicional, que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória. O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase; este faz o mesmo com o seguinte e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, o que costuma resultar em boas risadas!

11. Cinema em casa


Proponha uma sessão de cinema em casa, com tudo que tiverem direito: um bom filme, almofadas pelo chão, o volume da TV mais alto do que o normal (para aumentar o clima de cinema), cortinas fechadas e pipoca!

Essas são apenas algumas ideias simples, mas que, muitas vezes, acabam ficando esquecidas em tempos de smartphones, tablets, viodegames etc. Mas são, sobretudo, brincadeiras que promovem interação (entre pais e filhos; e também entre as crianças) e muita diversão! Aproveite as férias de julho para colocá-las em prática!